1º AO 5º ANO

Nessa etapa da escolaridade, a nova organização do tempo escolar assume especial relevância, uma vez que o currículo de cada ano implica em maior responsabilidade para os alunos. É função da escola oferecer condições para que, gradativamente, este aluno adquira novas competências; responsabilize-se pela realização das tarefas em sala de aula e em casa; aprenda a manter seu material escolar em ordem; busque, naturalmente, ajuda quando necessário; e conquiste aos poucos maior autonomia em seu processo de escolarização.

Atenção especial é dada às séries iniciais deste segmento devido à adaptação dos alunos à nova rotina, cujo objetivo principal é o de oportunizar a construção e a ampliação de habilidades e competências essenciais como ler, escrever, refletir, criar, dialogar, argumentar, pesquisar, analisar, agir e conviver.

Por sua vez, os alunos dos 4º e 5º anos devem ser capazes de identificar e de coordenar diferentes aspectos das áreas que compõem o currículo, de estabelecer relações entre os conteúdos trabalhados e de reconhecer o que é específico de cada área. As situações de aprendizagem são planejadas de acordo com as especificidades de cada uma delas e os conteúdos são organizados em torno de projetos didáticos.